top of page

O Clássico - Chevrolet Opala


Em sua revista promocional, a New Kar homenageia o Opala, um sucesso de vendas e uma das maiores paixões nacionais, que marcou sua época e até hoje é cultuado por grupos aficionados pelo modelo.

Foi combinando a carroceria do Opel Rekord com parte da mecânica do Impala que nascia o Chevrolet Opala, apresentado no dia 23 de novembro de 1968 no VI Salão do Automóvel em São Paulo, sua produção começou no ano seguinte em 1969. Sendo o primeiro automóvel de passeio fabricado pela General Motors no Brasil, na cidade de São Caetano do Sul, sua produção teve 23 anos e 5 meses (até 1992).

Durante o tempo que foi fabricado, o Opala passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas. Foram oferecidas paralelamente duas opções de motores, com 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, quanto luxuosas ou esportivas.

No início dos anos 70 a Chevrolet lançou o Opala SS, o modelo é muito buscado por reformadores e fãs de tuning. Muitos outros modelos também marcaram sua época, como: Gran Luxo, Caravan, Comodoro e Diplomata.

A partir daí o Opala virou um sucesso nas ruas, com quase 1 milhão de unidades emplacadas na sua trajetória, somente o Fusca e a Kombi tinham números superiores. O modelo entrou para a galeria dos “clássicos brasileiros”, que são eternizados por fãs, clubes e colecionadores que mantém sempre viva a memória e a paixão pelo modelo.

Muitos grupos se reúnem para expor suas relíquias e passar momentos de convívio, troca de conhecimentos e informações. Os maiores eventos são apoiados pela Federação Brasileira de Carros Antigos e organizados pelos clubes de carros, entre eles existem os encontros mensais, romarias e rally.

A New Kar reconhece a grande importância que o Opala teve na história automobilística brasileira, se tornando uma grande paixão que perpetua em muitos até os dias atuais.

Veja a baixo algumas imagens publicitárias que mostravam a grandeze do Opala:

Conheça a federação brasileira de carros antigos e veja a agenda dos principais eventos: https://www.fbva.com.br/

Mais curiosidades sobre o Opala:

bottom of page